quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Segurança de sistemas .

Fala galera , ontem eu dei uma sumida e foi justamente ela que me deu o tema desta postagem , eu explico : Ontem , um antigo professor de geografia me pediu pra formatar o computador dele e também o do filho , ambos com Windows 8 , e pediu a instalação do 7 também em ambos , até aí , tudo normal , porém o susto veio ao abrir a BIOS do computador.
Como já assumi AQUI que não usei o Windows 8 , foi a primeira vez que notei um sistema de segurança que inicialmente impede a instalação de versões anteriores do Windows , talvez pudesse existir outro modo mais ágil , porém devido ao fato de estar acostumado com Linux , o instalei nas máquinas para depois migrar para o 7.
Depois da instalação instalação do sistema notei um probleminha um pouco maior , o site do fornecedor não disponibiliza drivers compatíveis com sistemas anteriores ao 8 , ou seja no site só era possível baixar drivers para windows 8 , 8.1 e ubuntu , que na minha opinião drivers para ubuntu é inútil , já que é possível instalar tudo via terminal.
Ao fim do dia , fiquei com aquilo na mente , mas ao leitor que possui duvidas sobre como criar um próprio sistema de segurança para um computador de uso exclusivo eu tenho duas dicas que eu também uso : Codifique ao máximo seu sitema , ou seja , insira senhas de conhecimento particular e SE necessário as forneça somente para pessoas que farão algo importante no seu PC .
No meu caso , eu uso dois tipos de senha , uma para inicializar a BIOS do sistema e outra para logar no usuário , sim , é pouco , mas eu devido ao fato de eu morar só com a minha mãe , se faz suficiente tendo em vista que ela não sabe desligar o linux devido estar acostumada com Win.
Pretendo depois com mais calma explicar para os que não sabem e ficaram interessados, um modo de como codificar a bios , mas é importante lembrar que se esquecer a senha torna-se impossível até mesmo acessar a bios , então pense bem antes de se decidir .
É isso galera , até mais !  

Nenhum comentário:

Postar um comentário